Além dos limites do jardim
Seu uso me conduzem aos braços de Morfeu, segundo mitologia grega é o Deus que lhe proporciona sono tranquilo e bons sonhos, na verdade pesquisando é seu pai que conduz os mortais ao sono, forma errônea de qualificá-lo, logo abaixo deixo o site da reportagem e a visão da Sonia Darthou mestre de conferências na Universidade de Évry, autora de Os deuses do Olimpo.
Estes nesses últimos anos, o famoso Deus do Sono me abandonou e para se redimir, transformou-se e materializou em natureza, para ser mais exata nesta plantinha sem graça, porém com efeitos poderosos para induzir ao sono relaxante.
Abraços a todos e abençoado quem tem sonos regulares e repousantes.
“Na época moderna, Morfeu foi associado à papoula, uma planta com poderes de sonífero. Na pintura, ele é retratado volitando, enchendo a terra de pétalas de papoula para adormecer os mortais a mando dos deuses. Mas, se nos remetermos à mitologia, veremos que “cair em seus braços” não é apenas adormecer: é mergulhar profundamente num outro mundo para se entregar ao deus das quimeras noturnas e dos sonhos proféticos, pois, com uma batida de asas, Morfeu dá “forma” aos sonhos dos homens. A palavra “morfina” vem também daí. Esse poderoso alcaloide de ópio, extraído da papoula, atenua a dor, mas seus efeitos alucinógenos foram denunciados por pacientes cujo quarto de hospital era invadido por várias formas, algumas delas ameaçadoras, rabugentas e misteriosas. Como se Morfeu escolhesse de novo se manifestar para os homens.”
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/morfeu_historia_palavras_mitologia_grega.html