-
Presentes da natureza
Apesar das chuvas, hoje amanheceu um dia ensolarado em casa, o jardim está florescendo suas últimas flores, pipocando entre o branco e o lilás. A chuva nestes últimos dias, fez um bem danado para as plantinhas. Tem felicidade maior quando nos levantamos… a casa em silêncio… um café gostoso. Percorrer mais lentamente o jardim… observar o céu… a natureza e suas cores. Vou lhes confidenciar: — Quando eu era mais nova, não reparava na natureza, talvez pela pressa da juventude em fazer tudo ao mesmo tempo. Hoje não, adoro observar, amo os cantinhos da casa, movimentos da natureza, tempo e impressões, sou muito feliz nestes momentos de contemplação. Nestes dias…
-
Outono transformações e belezas
Enfim chegou a estação do outono. Equinócios definem as mudanças de estações do ano, no hemisfério sul entrada do outono e hemisfério norte a entrada da primavera. Hoje no dia 20 de março, às 6h48 se iniciou o tempo outonal de transformações, principalmente onde tudo é bem definido na região sul do Brasil. O lindo outono em Gramado se faz presente lentamente e transformando a natureza, clima, ventos e hábitos, existem belezas nestas cadências; Nesta estação temos manhãs e noites frias e tardes reconfortantes e aquecidas, as entradas dos nevoeiros são mais constantes e persistem até o inverno bem rigoroso, tudo isso deixando-se entrever árvores, folhas que caem lentamente se…
-
Páscoa e a colheita da macela em Gramado
Entre o final do verão e o outono. Os dias seguem silenciosos. Estamos na temporada de páscoa, temos inúmeros colonos espalhados pela área rural de Gramado que prestigiam costumes e tradições desta festa religiosa e familiar. Ontem, minha amiga me falou da colheita da macela, planta medicinal, pelos colonos na sexta-feira santa. Relatou quando era criança era compromisso certo de toda família e comunidade repleto de fé, magia e encanto. Acrescentou o significado da colheita e como sou bem curiosa, meus sentidos em alerta se transformaram em muitas interrogações. Algumas respostas de paciente amiga, incrível somente me fizeram mais curiosa. Com certeza, vou-me informar sobre este intrigante ritual e será…
-
Páscoa feliz com imprevistos
Preparação para páscoa, correria para montagem, entretanto mudanças de planos me atrapalharam. Impulsividade ao acrescentar algo, demora para executá-la e imprevistos fazem o planejamento ficar apertado e atrapalhar resultados. Resolvi plantar um canteiro novo no jardim para receber o coelhinho e me atrasei, ainda bem que o mês passado coloquei tudo no sol e deu para separar o que usar e como usar. Decorações são assim, às vezes contratempos, situações que lhe tiram do rumo e dá-lhe correria. Quero algo simples, mais natural possível e de preferência com grande efeito… aí também quero tudo, haja otimismo. haha! Teve um ano, preparei, pensei, anotei, me dediquei para só montar a páscoa,…
-
Tudo se reinventa em decorações de interiores
Todos e tudo se reinventam e no quesito de decorações de interiores também acontece, vejam só a novidade! O que antes era usado tão somente como adornos, as famosas toalhinhas de crochê que muitas noivas levaram em seus baús repletos de peças desejadas, feitas artesanalmente com capricho e carinho; o enxoval da noiva. Eram muito apreciados e passou o tempo…caiu no desuso para essa específica função adornar pequenos objetos em destaques de quartos, salas e cozinhas. Como tudo é cíclico e tudo em decorações renascem com novos visuais, outras peças em crochê de outrora ganharam novas funções modernizadas e já fazem bonito em muitas casas. Resta saber se vai pegar…
-
Final de verão e joaninhas
Em Gramado já chegou nova cepa do vírus que preocupa, entristece pelo alto potencial de transmissão. Ontem, tivemos números assustadores do contágio, a bandeira preta está sob o Rio Grande do Sul, para frear a contaminação o isolamento é recomendado. Entre afazeres domésticos e propósitos de fazer pães e bolos merecedores de admiração, sim, pois pesquisar já o fiz… haha, tenho novo forno elétrico, por enquanto, está 2 × 0 para o forno infelizmente. Hoje, depois do almoço, sentei-me na varanda e observei a mata circundante do condomínio, um quadro pintado lindamente pela atuação do deslumbrante verão… a leve brisa a balançar tenras folhas de matizes escuros profundo e verdes…